terça-feira, 19 de agosto de 2008

Panelas antiaderentes e PFOA (ácido perfluorooctanoico)

Hoje no UOL (http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/08/19/ult4477u905.jhtm) uma interessante notícia sobre panelas anti-aderentes escrita por Marina Almeida traz as opiniões de um professor de Química e de um executivo da DuPont.
Ñinguém se maravilha que as opiniões não coincidam exatamente.
A coisa é colocada de certa forma bastante edulcorada pela indústria e bastante elementar pelo professor, o que era o esperado.
Na verdade a questão é a seguinte: até agora supunha-se que o principal mecanismo pelo qual os PFOA (o que no artigo vem denominado fluoropolímeros) agiriam seria através de receptores ativados de peroxissomas. Isto foi provado em animais de laboratório (ratos). Sua relevância em seres humanos, no entanto, seria estatísticamente não significativa.
Mas a má notícia é que agora outros autores encontraram em estudos em trutas, um novo mecanismo para a ação destas substâncias, completamente independentes do mecanismo descrito anteriormente e que envolvem sinalização estrogênica.
Isto começa a ser mais relevante, pois se a coisa não depende exclusivamente de uma única via, e envolve vias alternativas, talvez seja efetivamente mais sábio passar a usar panelas e utensílios de aço inox.

Para saber mais (o artigo é gratuito, basta seguir o link abaixo):

Tilton SC, Orner GA, Benninghoff AD, Carpenter HM, Hendricks JD, Pereira CB, Williams DE.
Genomic Profiling Reveals an Alternate Mechanism for Hepatic Tumor Promotion by Perfluorooctanoic Acid in Rainbow Trout. Environ Health Perspect. 2008 Aug;116(8):1047-55.
http://www.ehponline.org/members/2008/11190/11190.pdf

3 comentários:

thais disse...

O PFOA é o quê? O anti-aderente?

beijo

Sandra Goraieb disse...

É Thais. PFOA é o revestimento antiaderente.
Vou deixar claro que se o antiaderente estiver intacto, sem arranhaduras na superfície, se não for exposto a altas temperaturas, não acontece nada. Mas se a panela ficar "queimando" no fogo ou se houver arranhões no antiaderente, então aí começam os problemas. Ou compra panelas novas, ou troca por outras que não arranham.
A desculpa que não dá para cozinhar com baixas calorias em panelas inox, não é verdade. É só ser criativo.
Na minha casa só usamos inox já faz algum tempo. São mais resitentes, mais duráveis, mais econômicas, pois acumulam calor no fundo e você pode desligar o fogo antes e elas continuam cozinhando com o calor residual.
Panelas de alumínio também não são indicadas. Elas perdem o metal para os alimentos. Se não houver alternativa, então deixe para salgar por último, pois o sal no alimento aumenta a perda. Outra coisa muito importante é NUNCA arear as panelas de alumínio. Deixe bem pretinha dentro. Aquele "escurinho" bloqueia um pouco a perda do metal. Todos podem até achar que vc é descuidada e tal, mas é justo o contrário. Espelho é pro banheiro, não para a cozinha, hehehe.
Ah, outra coisa é o microondas. Ali só tem dois problemas básicos. Um é a tinta do revestimento interno, que geralmente é uma espécie de epoxi e contém bisfenol, outra é a qualidade do plástico que você vai por lá dentro. As microondas, usadas com critério, não causam nada no alimento (fique atenta com as altas temperaturas, pra não se queimar). É o contorno o maior problema.
Como a gente vê, se usado o bom senso, a gente pode conviver bem com a realidade, né?

thais disse...

Hehehhe, eu não uso panelas anti aderentes porque nunca achei que fosse bom (há muitos anos, ouvi falar que dava câncer quando morei no Japão - tinha 10 anos). Tenho duas panelas de alumínio ganhadas que ficam paradas e 4 panelas de inox que são usadas o dia inteiro. hehehehehe.
Microondas eu não gosto: acho que estraga tudo.

Posso colocar no Vida Verde, de novo?

Ass: a copiadora de posts alheios. heehhehe