quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Críticas, critérios e incongruências em um site útil

Eu costumo recomendar o skindeep database como ponto de partida para averiguar do que são feitos os produtos, mas acho importante esclarecer alguns pontos que não são muito claros e que dão margem a interpretações errôneas sobre alguns ingredientes.
Um deles e muito importante é o que eles chamam "parfum", ou "fragrance". Indiferentemente da formulação da fragrância a nota atribuída a ela é sempre a mesma, ou seja 8. Não importa se a fragrância é hipoalergênica, isenta de musks sintéticos ou de ftalatos, a determinação do risco para eles é o mesmo. Não sei se por incompetência no avaliar as formulações de forma mais aprofundada, ou simplesmente por comodidade.
O mesmo acontece para substâncias com diferentes graus de impuresas: grau cosmético, grau médico, grau alimentar. Para eles não faz diferença, mas na realidade faz muita diferença, pois produtos no grau médico tem que ser o mais puros possível e a presença de contaminantes é intolerável. Obviamente isto se reflete no preço da matéria prima.
Outra incongruência gritante é o tocoferol. O tocoferol é a vitamina E e o seu acetato a forma mais absorvível da mesma. O curioso é que quando especificado com o nome técnico, o tocoferol apresenta uma nota 4, mas quando o fabricante, de má fé coloca óleo de vitamina E (que nem é classificável no INCI), recebe o inóquo 0. Ou seja, se é vitamina E, é sempre óleo, pois é uma vitamina liposolúvel. Então como explicar se ela é sempre tocoferol, ou tocoferil, que ela passe por tantas avaliações diferentes para uma mesma substância?
Então ao ver a tabela você constata que foi "enganado" por gente cheia de boa-vontade, mas de visão um pouco estreita. Digo de boa-vontade pois eles tem uma perspectiva bem interessante ao considerar a questão da toxicidade e que compartilho em muitos pontos.
É muito mais sábia a postura do Dr Samuel Epstein, professor emérito de Saúde Pública em Chicago, que escreveu um livro que recomendo muito "Unreasonable Risk" (indisponível em português, mas é possível comprar na amazon no original) e responsável pelo projeto da Cancer Prevention Coalition.
Portanto, é necessário cuidado ao consultar as fontes. Sugiro sempre ir ao PUBMED antes de mais nada e verificar os dados em publicações sérias. Comparar os artigos, avaliar os resultados e usar o bom senso.
Ah, também não sou a dona da verdade. Vivi o bastante para aprender que em Medicina o que é válido hoje pode não ser válido amanhã. As coisas evoluem, graças a Deus, e as cabeças devem estar prontas para aceitar o novo, melhorar o que for possível e reconhecer as suas falhas, carências e limites. E estes últimos, são ainda tantos...

Nenhum comentário: