terça-feira, 15 de julho de 2008

Darbre strikes again!

Mais um artigo de revisão da Dr.a Philippa Darbre (e Philip Harvey) está disponível na literatura.
O artigo aborda os Parabenos e sua toxicidade. É bom recordar que a Dra Darbre foi a cientista que causou furor ao associar os parabenos aos tumores de mama, e que ao longo dos anos nos tem brindado com novos artigos que corroboram seus achados iniciais.
O artigo cobre o período desde 2004 , quando se observou pela primeira vez esteres intactos de ácido p-hidrobenzóico, também conhecidos por parabenos, em células tumorais de mama e a sugestão que estes poderiam provir de cosméticos aplicados topicamente. Posteriormente, a capacidade destes passarem a barreira cutânea sem modificação pelas esterases foram demonstrados não só in vitro como in vivo, inclusive pelo achado destes ésteres intactos na urina humana. Suas propriedades estrogênicas vêm sendo exaustivamente documentadas além de suas propriedades como antagonistas androgênicos, sua ação inibitória sobre as sulfotransferases e sua atividade genotóxica.
O artigo acessa também a contínua exposição a estes agentes através de produtos de uso comum como cosméticos (onde sua presença como conservante é bastante frequente) sugerindo a necessidade de uma avaliação correta entre as associações destes agentes e outros presentes nas formulações e o aumento da incidência de tumores de mama, de disfunção reprodutiva masculina e de melanoma maligno (que também é estrogênio sensível).


Para saber mais:

Darbre PD, Harvey PW. Paraben esters: review of recent studies of endocrine toxicity, absorption, esterase and human exposure, and discussion of potential human health risks.J Appl Toxicol. 2008 Jul;28(5):561-78.


PS (off topic): Obrigada Thais! Pelo carinho, valeu!

Um comentário:

thais disse...

Sandra, os sabonetes íntimos que eu já vi, todos têm parabenos. Eu não consigo viver sem!
Sabe de alguma alternativa?

Por nada! Hahha. já estou escrevendo sobre o sabonete, que é um sonho....

Ah, agora... vi seu email só hoje. Que feio, desculpa... Sou desorganizada demais!
beijo