domingo, 6 de julho de 2008

Stunt mans no Globo Esporte

Enquanto escrevo vejo no Globo Esporte uma série de "stunt mans", ou seja, dublês de corpo.
Me desculpem, são todos profissionais de altíssimo nível e especialização. Não vai para eles a crítica, mas confesso que me incomodou a matéria.
Tenho muitos sobrinhos adolescentes e certas imagens excitam a imaginação.
Vejo um dos dublês que se joga de 20 metros de um paredão de pedra, vejo outro que cai de cavalos em movimento, outro que rola de uma escadaria... tudo muito técnico. Mas na cabeça da molecada vendo isso fica a idéia de que seria uma coisa legal fazer também. O comentário: "-Eu também sei rolar de escada, hahaha".
Talvez porque tenha cuidado de tantos politraumatizados, inclusive gente que se machucou gravemente caindo de cavalo com sequelas definitivas, achei que faltou na matéria uma advertência.
Então, já que não foi dito, digo eu: estas coisas são para PROFISSIONAIS, não é para qualquer um não.
É necessário técnica e muito treino. Não é para copiar. Não é para se jogar de alturas em cima de caixas de papelão vazias. Não é para se jogar de veículos em movimento, independente da tração.

Conselho da titia: se você quiser se tornar um dublê, existem escolas especializadas. Não vá fazendo o que foi visto na matéria de qualquer jeito, só pra provar que você consegue.

Nenhum comentário: