quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quem tem medo da calvície?

Pois é, finalmente boas notícias para uma multidão de carecas que responderam sim ao título deste post.
Uma pesquisa recente do grupo do prof George Cotsarelis, professor assistente de dermatologia da University of Pennsylvania, publicado no Journal of Clinical Investigation (www.jci.org), traz um novo alento e respostas para a causa da calvície que abrirão seguramente perspectivas diferentes no tratamento desta condição.
Segundo os pesquisadores um defeito no funcionamento celular causa interferência no processo pelo qual as células tronco se transformam em células progenitoras do fio de cabelo no folículo piloso. Este problema poderia, segundo os pesquisadores, desencadear a alopécia androgenética, problema que acomete tanto homens como mulheres.
Os pesquisadores analisaram a presença de células tronco tanto em áreas pilosas como em zonas de calvície e com surpresa viram que eram presentes em quantidades similares em ambos os casos, porém nas zona de calvície as células progenitoras eram muito diminuídas. os folículos que geram os fios não haviam desaparecido completamente, mas estavam diminuídos de tamanho, como se fossem miniaturas, até o ponto em que o fio que deveria substituir o que cai naturalmente, se torna microscópico e consequnetemente invisível. Portanto existe um problema na ativação das células tronco transformando as células progenitoras em uma zona calva. No entanto a presença normal das células tronco no tecido calvo deixa a possibilidade de reativá-las e assim recuperando a função da célula progenitora.

Nenhum comentário: