segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A cafeteira e a borracha

Adquiri no SAM's Club uma cafeteira SAECO Odea Go em abril de 2009. A embalagem estava lacrada e aparentemente sem nenhuma manipulação. A máquina nunca havia saído da minha residência e só agora começou a apresentar vazamento pela usura da borracha que veda o sistema. Levei à autorizada Inova conforme o endereço sugerido pelo site institucional. Minha surpresa foi imensa ao abrir o orçamento e constatar que o técnico encontrou uma peça não genuína na máquina, ou assim ele dissera no seu relatório de serviços.
Esta questão é grave e implica em comprometimento da seriedade seja da empresa fabricante, seja do SAM’s como distribuidor de seus produtos.
Não excluo que possa ter ocorrido um "deslize" por parte da empresa autorizada prestadora de serviços, na questão da avaliação do técnico, por exemplo. Talvez sugerida pelo fato que, ao levar a peça para a autorizada, já supunha que o problema se encontrasse na borracha de vedação, uma vez que havia sinais de gasto da mesma. Talvez tenha havido uma falsa suposição que, ao conhecer o problema, eu pudesse ter já feito outras vezes a mesma manutenção em outras empresas, fato que não ocorreu, pois bastava uma simples inspeção da peça para verificar que a mesma estava consumida.
De qualquer forma, a empresa que indica uma assistência técnica autorizada, é por ela corresponsável, pois assim como diz o nome, autoriza o uso de sua marca e de sua reputação e a indossa como prestadora de serviços.
Confesso ter me sentido lesada, pois quando o consumidor adquire um bem, espera seriedade das empresas que os fabricam assim como dos prestadores de serviço por eles indicados. Ninguém espera encontrar uma peça fajuta dentro de um produto original. Assim, a empresa encontra-se em uma contradição entre a fabricante e a assistência técnica.
Não faço nenhuma questão de pagar por um serviço do qual necessito e que procurei por livre e espontânea vontade, mas espero das empresas a mesma lisura e seriedade.
Já escrevi e telefonei para as empresas, mas sinceramente não espero nenhuma ação delas. Fica no ar a alusão que quem age de má fé é o consumidor.
Deixo aqui meu desabafo e o meu desconforto.
A única arma do cidadão é a informação. Todos sabemos como isto vai acabar, num jogo de empurra-empurra onde no final fica uma palavra pela outra.
Então pelo menos entre os que me lêem, entre meus amigos e quem me conhece o relato desta péssima experiência.
Quem sabe possa servir como alerta.

Nenhum comentário: