terça-feira, 25 de maio de 2010

Cursos (divulgação, ag Fapesp)

Cursos a distância em francês
20/5/2010
Agência FAPESP – A Agência Universitária Francofônica (AUF), do Canadá, lançou pelo sétimo ano consecutivo um programa de cursos a distância, com possibilidade de bolsas de estudos para candidatos selecionados por suas universidades.

O envio de candidaturas poderá ser feito até 10 de junho para os cursos que se iniciam em outubro de 2010 e até 10 de setembro para os que têm início em janeiro de 2011.

Para a chamada 2010-2011 são oferecidas 680 bolsas referentes a 75 programas de diplomas (licenciatura e master), 42 em universidades europeias e 33 em universidades de países em desenvolvimento.

As bolsas cobrirão parte considerável das taxas universitárias. Terão prioridade as candidaturas femininas e os candidatos aos cursos relacionados a meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ensino (pedagogia, ou uso de tecnologias). Nessa chamada, a AUF também priorizará candidaturas oriundas do Haiti, visando a contribuir com a reconstrução do país caribenho.

Os cursos são realizados inteiramente a distância, por meio de tecnologias digitais. As provas são aplicadas do modo clássico, em sala com inspetor.

A AUF coloca à disposição dos candidatos selecionados seus campi digitais francófonos. Os estudantes poderão encontrar ali infraestrutras técnicas e de rede que permitem seguir os cursos, receber auxílios e orientação.

Mais informações: http://foad.refer.org

---------
Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12211/cursos-a-distancia-em-frances.htm

O Instituto de Saúde (IS), ligado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, abriu inscrições para a edição de 2010 dos Cursos de Aperfeiçoamento e Atualização para os Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (CurSUS).

Promovidos pelo Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do IS, os cursos são gratuitos e direcionados a médicos, gestores de nível municipal e estadual, articuladores da atenção básica, interlocutores da saúde da mulher, da população negra e idosa, enfermeiros e nutricionistas, entre outros.

Serão oferecidos oito cursos: “Atualização em dermatoses para o Sistema Único de Saúde (SUS)”; “Avaliação das práticas de alimentação infantil em campanhas de vacinação”; “Iniquidades em saúde”; “Fortalecendo e sustentando a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”; “Direito, Saúde e Sociedade”; “Práticas integrativas e complementares em saúde, medicina tradicional e medicina tradicional chinesa”; “Promovendo e incentivando a amamentação em um Hospital Amigo da Criança” e “Aconselhamento em alimentação de lactentes e crianças de primeira infância”.

As aulas irão até novembro e serão ministradas no auditório Walter Leser do Instituto de Saúde, na R. Santo Antonio, 590, Bela Vista, São Paulo.

As inscrições devem ser feitas na página do instituto: www.isaude.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas no mesmo site, através do e-mail cursos@isaude.sp.gov.br.

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12225/cursos-para-profissionais-de-saude.htm

Nenhum comentário: