terça-feira, 23 de março de 2010

Você é o que você come, ou quase...

Um estudo realizado no Departmento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública da Universidade Nacional de Seul na Coreia do Sul nos faz pensar na importância da dieta nas concentrações de contaminantes e consequentemente na "carga" corporal destes agentes.
O objetivo do estudo foi entender qual a influência de uma mudança dietética nos níveis de exposição de vários contaminantes ambientais, em particular antibióticos e ftalatos em uma população adulta.
Para isto eles recrutaram 25 participantes para um período de 5 dias de permanência em um templo budista, coletando amostras antes e depois deste período. Durante a estadia os participantes seguiram as rotinas diárias dos monjes e mantiveram uma dieta vegetariana. Estas amostras foram então analisadas para os principais metabólitos inclusive para 4 ftalatos mais importantes e para o malondialdeído (MDA) como um biomarcador de estresse oxidativo.
A frequência e os níveis de detecção de antibióticos e ftalatos diminuiram sensivelmente durante o programa.
O MDA urinário foi significativamente menor que antes da participação ao programa
(0.16 contra 0.27mg/g creatinina).
Este estudo sugere que mesmo mudanças de curta duração na dieta podem alterar significativamente a exposição inadvertida a agentes tóxicos diminuindo o estresse oxidativo.

Sem dúvida é algo para ser levado em consideração.

Para saber mais:
Ji K, Lim Kho Y, Park Y, Choi K.
Influence of a five-day vegetarian diet on urinary levels of antibiotics and phthalate metabolites: A pilot study with "Temple Stay" participants.
Environ Res. 2010 Mar 11.

Nenhum comentário: