sábado, 30 de junho de 2007

Comida chinesa e ração animal

Alerta das autoridades sanitárias européias para ração animal proveniente da China por motivo de contaminação por melamina.
É isso mesmo, aquele material plástico duro que se usa para pratos e copos inquebráveis (mas lascáveis). Houve uma série de mortes na Alemanha e na França por este motivo e portanto foi suspensa a importação de ração animal daquele país.
Isso na verdade não muda muito a coisa, pois a China é um grande exportador de insumos para a indústria de rações para animais e a coisa pode entrar travestida em um produto de uma nacionalidade bem diversa. Só resta estarmos atentos aos nossos bichos.
Outro alerta vem dos EUA, pelo FDA com a proibição da venda de peixes também provenientes das fazendas piscícolas chinesas. Os peixes e frutos do mar citados no "alerta importante" da FDA são o camarão; bagre; enguia; basa, semelhante ao peixe-gato; e dace, semelhante à carpa. Alguns dos contaminantes citados foram apontados como causa de câncer em animais de laboratório, enquanto outros podem aumentar a resistência a antibióticos. Sob o alerta de importação, os peixes e frutos do mar podem ser vendidos nos Estados Unidos apenas se os importadores fornecerem testes independentes comprovando que os peixes e frutos do mar não contêm os contaminantes.
A China é a maior produtora mundial de peixes criados em fazenda. O país também é o maior fornecedor estrangeiro para os Estados Unidos, responsável por 22% do total de importações.
Outros produtos chineses com problemas detectados pelas autoridades sanitárias foram: pasta de dente, trens de brinquedo e pneus.

Nenhum comentário: