quarta-feira, 20 de junho de 2007

Agente Laranja ainda causa mortes no Vietnam


Está no "El País" a notícia de Yolanda Monge sobre grupo de civis vietnamitas que procuraram o tribunal de N.York para solicitar danos pelo uso de agente laranja na guerra do Vietnam pelas tropas americanas nos anos 60 e 70.
É parte do relatório oficial que 3181 aldeias foram pulverizadas com o herbicida e que cinco milhões de pessoas foram expostas a mais de 11 milhões de litros de napalm. Apesar de todo este tempo, mais de 40 anos, a dioxina resultante desta arma química ainda é ativa biologicamente. É alarmante o fato que as concentrações encontradas ATUALMENTE na região superem de 400 vezes o limiar de toxicidade, como foi evidenciado pela Canada Hatfield Consultants que analisou a zona costeira da cidade de Da Nang.
Em Janeiro de 2004 a Associação de Vítimas do Agente Laranja do Vietnam apresentou uma denúncia a um Juizado Federal de N.Y. contra 37 empresas privadas, entre elas a Monsanto e a Dow Chemical, porém em março de 2005 a moção foi recusada pelo juiz Weinstein que alegou que os EUA não violaram nenhum acordo ou tratado internacional por terem usado herbicidas no Vietnam. Então houve a apelação da sentença, onde os vietnamitas se uniram aos próprios militares americanos que solicitavam as mesmas indenizações.
Quatro gerações já foram contaminadas pela DIOXINA. As consequências são tumores de diversos aparelhos.
Alarmante é pensar que, como postei recentemente, pessoas criminosas usem o mesmo produto em território brasileiro nos estados de Mato Grosso e Goiás, sem o menor critério, contaminado por décadas o solo e a água de uma inteira região (vide também Blog do Planeta e http://leiaorotulo.zip.net de 16/05/2007).

A notícia inteira está em:
http://www.elpais.com/articulo/internacional/agente/naranja/Vietnam/sigue/vivo/elpepuint/20070620elpepiint_11/Tes

Nenhum comentário: