sexta-feira, 15 de abril de 2011

no New York Times

O recolhimento de um dispositivo médico que deixou partículas de tungstênios dentro dos seios de mulheres foi classificado como o tipo mais sério de recall, envolvendo “situações nas quais existe uma probabilidade razoável de que o uso desses produtos causará graves consequências para a saúde ou mesmo a morte”, declarou na última quarta-feira (13/04) a Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos.

O dispositivo, conhecido como Axxent FlexiShield Mini, consiste em um implante composto de tungstênio e silicone que era colocada temporariamente dentro de incisões feitas nos seios durante um procedimento médico incomum no qual as mulheres recebiam um tratamento completo à base de radiação em uma única dose após terem passado por uma lumpectomia em casos de câncer de mama. Esses implantes eram usados para ajudar a direcionar o feixe de radiação e proteger os tecidos saudáveis. Mas eles apresentavam defeitos e faziam com que os tecidos dos seios e os músculos peitorais fossem tomados por centenas de partículas de tungstênio.

Não se sabe se o tungstênio é perigoso porque existe relativamente pouca pesquisa sobre os efeitos de longo prazo deste elemento químico sobre a saúde dos seres humanos. Mas as partículas aparecem nos mamogramas e tornam difícil a leitura dos resultados, algo que é especialmente perturbador para mulheres que tiveram câncer de mama e que temem o retorno da doença. As partículas metálicas parecem-se com depósitos de cálcio, algo que pode indicar a presença de câncer.

(do site da UOL)
para ler mais na fonte original: http://www.nytimes.com/2011/04/15/health/15breast.html

Nenhum comentário: