terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bom senso FPS 100!

Como sabemos, vivemos em um país onde a incidência de radiação solar é alta e a exposição também. A Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere o uso continuado de filtros solares no intuito de diminuir a incidência de tumores de pele, frequentes em nosso meio.
Portanto a escolha do filtro é de grande importância e assim a relevância destas informações para a melhor escolha do produto ideal.
Estudo do grupo da Divisão de Toxicologia Molecular do Dep. de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Basileia (Swiss Center for Applied Human Toxicology) tem o intuito de fornecer uma elemento a mais para a triagem de potenciais agentes com atividade endócrina em etapas cruciais do desenvolvimento.
O grupo suiço observa que tem havido um aumento na prevalência de desordens reprodutivas e cânceres testiculares na população masculina e pelo fato da exposição a interferentes endócrinos estar associada a estes distúrbios, é de grande importância a identificação destes agentes e seus alvos.
Eles elaboraram um banco de dados estrutural em 3D, para facilitar a identificação dos interferentes.
Depois eles usaram farmacóforos da 17beta-hidroxiesteróide desidrogenase tipo 3(17beta-HSD3), que cataliza a última etapa da síntese da testosterona nas células de Leydig no testículo (etapa importantíssima no desenvolvimento sexual masculino) para triagem deste banco de dados.
Entre outras substâncias, os filtros UV do tipo benzofenona, foram antecipados como inibidores potenciais da 17beta-HSD3.
Análises biológicas revelaram que a (2,4 dihidroxifenil)-fenilmetanona, também conhecida como benzofenona 1 ou BP1 demonstrou-se um inibidor da 17 beta-HSD3 humana e também um bloqueador eficaz da androstenediona para testosterona em roedores em ensaios enzimáticos.
Além disto, a BP-1 antagonizou a ativação dos receptores androgênicos dependentes de testosterona, mostrando uma atividade sinérgica aos efeitos anti-androgênicos da BP1 inibindo a produção de testosterona por bloqueio da ativação do receptor.
A análise de diversos filtros comumente utilizados sobre as enzimas metabolizadoras do 17beta-HSD mostraram que a 3-benzilideno cânfora (3-BC) e a $-metilbenzilideno cânfora (4-MBC) são inibidores da 17beta-HSD em doses micromolares.
Os autores concluem que a triagem da estrutura química de substâncias suspeitas de possuir atividade endócrina, pode facilitar sua identificação. Eles sugerem que os achados em relação aos filtros solares relatados e estudados necessitam de estudos complementares e devem ser considerados no que diz respeito à segurança destas substâncias químicas.

Para saber mais:

Nashev LG, Schuster D, Laggner C, Sodha S, Langer T, Wolber G, Odermatt A.
The UV-filter benzophenone-1 inhibits 17beta-hydroxysteroid dehydrogenase type 3: Virtual screening as a strategy to identify potential endocrine disrupting chemicals.
Biochem Pharmacol. 2009 Dec 11

3 comentários:

Silvia D. Schiros disse...

Menina, juro que me esforcei pra entender, mas deixa eu ver se captei a mensagem: o uso de filtro solar pode estar causando câncer nos homens?

O Mercola (você conhece? Do site Mercola.com) é quem recomenda que não se use protetor solar. Ele recomenda exposição gradual ao sol para criar a proteção da pele. Eu tentei descobrir um protetor solar que fosse à base de titânio/óxido de zinco sem partículas nano, como você recomendou, por aqui, mas estou perdidinha. Tem tantos componentes!

Você usa protetor solar? Pode dizer qual? Eu sou branquela, e não posso ficar quase nada no sol sem ficar vermelha... Ao mesmo tempo, acho tomar sol uma delícia e necessário. Só não vale usar um produto achando que eu e minha família estamos protegidas e acabar fazendo mais mal do que bem.

Sandra Goraieb disse...

Silvia, na verdade o artigo ressalta a importância de mecanismos de simulação na identificação de prováveis interferentes endócrinos. De fato, os filtros solares de natureza química, ou seja, aqueles que não contém óxido de zinco ou dióxido de titânio (chamados bloqueadores solares, de natureza física), possuem em sua grandíssima maioria alguma atividade endócrina que pode ser estrogênica, anti-androgênica, androgênica ou mista, dependendo da substância. No artigo os autores identificam a atividade das benzofenonas, que estão presentes em muitíssimos filtros solares.
De fato é complicado escolher um produto no mercado brasileiro, pois a preocupação com estes aspectos não é grande o suficiente para motivar as grandes empresas e o público. Duvido que as pessoas na praia abrissem mão de um produto transparente e mais fácil de aplicar por "pasta d'água". Mesmo que você passasse o dia inteiro dizendo a elas que no fundo é melhor. Pense que tem gente que faz lipo para ir à praia!
Olhe, eu uso bloqueador solar, mas me exponho muito pouco ao sol. O último foi um que comprei quando visitei minha sogra (era verão) na Itália, de um pequeno laboratório francês. Apesar de morar "na roça", meus horários de sol são como os de bebês, trato de ficar na sombra, protegida e faço o mesmo com minha filha (apesar dos protestos veementes).
Para ajudar vou dar uma listinha de nomes que você vai achar nos rótulos e que deve evitar, se possível: benzofenona 3 (benzophenone 3), octilmetoxicinamato (OMC ou octyl-methoxycinnamate), oxibenzona (oxybenzone), parabenos (qualquer um deles), nanopartículas ( às vezes chamada de micro, ultrafinas, microfinas, etc...) e as cânforas (terminam em canfor). Dê preferência aos produtos destinados a bebês, pois dos 6 meses aos 2 anos eles só devem usar bloqueadores físicos e não filtros químicos.
Já aviso, não vai ser fácil, não, mas considere que o risco de câncer de pele é muito alto em nosso meio por conta da altíssima radiação ao qual nos expomos. Assim, se você tiver que se expor ao sol e não tiver fatores de risco em seu histórico familiar, então use um protetor talvez menos ideal, mas que possa diminuir os riscos da sua exposição. Use o bom senso, escolha os melhores horários e não fique "fritando" por horas e horas. Procure um bom guarda-sol, de tecido espesso, que possa servir como escudo e curta suas férias.

Silvia D. Schiros disse...

Sandra, obrigadíssima! Eu anotei as dicas e guardei na bolsa, assim quando for à farmácia posso consultar.