quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dióxido de Titânio nanomizado.

De um artigo da Toxicology and Applied Pharmacology realizado por um grupo de pesquisadores do Institute of Biomedical Sciences, National Chung Hsing University de Formosa, um alerta para o possível risco das partículas nanomizadas de Dióxido de Titânio (TiO2 <100 nm de diâmetro).

O Dióxido de Titânio nanomizado está presente em uma série de produtos, inclusive cosméticos e farmacos, por ser considerado de "baixa toxicidade". No entanto estudos recentes tem mostrado que as nanopartículas de TiO2 (nanoTiO2) induzem citotoxicidade e genotoxicidade em várias linhagens de culturas de células, assim como possuem potencial carcinogênico em modelos animais.
O papel biológico das nanopartículas de TiO2 se demonstraram controversas e não foi possível estabelecer um paradigma para investigar seus mecanismos moleculares.
No estudo, os autores demonstram que a exposição a curto prazo ao nanoTiO2 aumenta a proliferação celular, a sobrevida celular, a ativação da sinalização ERK e a produção de radicais livres de Oxigênio em cultura de fibroblastos. A exposição a longo prazo ao nanoTiO2 não apenas aumentou ainda mais a sobrevivência e crescimento das células em cultura, mas também o número de células multinucleadas e os micronúcleos, como visto pelos autores através de análise de microscopia confocal. A análise das fases do ciclo celular mostraram atraso G 2/M e uma maior lentidão na divisão celular na exposição por longo prazo. De relevância para os autores é que a exposição por longo prazo afeta de forma notável a progressão mitótica na anáfase e na telófase, levando a aberrações, como a formação fusos multipolares e alterações no alinhamento e segregação da cromatina. A enzima PLK1 demonstrou-se alvo para as nanopartículas de TiO2 na regulação da progressão mitótica e da saída da mitose. Uma grande fração da população sub-G1 apareceu nas células expostas após a liberação da sincronização de G2/M.
Os autores concluem que os resultados observados na exposição a longo prazo ao nanoTiO2 atrapalha a progressão dos ciclos celulares e duplica a segregação do genoma, levando a instabilidade cromossômica e transformação celular.


Sinceramente, você ainda faz questão de um bloqueador solar transparente?



Para ler mais:

Huang S, Chueh PJ, Lin YW, Shih TS, Chuang SM
Disturbed mitotic progression and genome segregation are involved in cell transformation mediated by nano-TiO2 long-term exposure.
Toxicol Appl Pharmacol. 2009 Aug 18.

20 comentários:

Pérola disse...

Oi,
Visito sempre, sempre!
Falei de vc no meu blog, passa lá!
Beijos e obrigada pelas informações preciosas!
Pérola

Sandra Goraieb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Goraieb disse...

O blog da Pérola é o Mamãe Antenada (http://mamaeantenada.blogspot.com/) cheio de coisas importantes sobre maternidade, aleitamento, sobre ser mãe.
Como ela não tinha deixado o endereço, achei bom divulgar.
Taí a dica, quem quiser, vá lá visitar.

Ladrao de Jeropiga disse...

Parabens pelo seu blog! Ninguem pensa nos maleficios que podem advir pelo uso de alguns cosmeticos que contêm produtos nocivos para a saude. Por isso mesmo, o seu blog é extremamente útil e importante no sentido de nos informar sobre a praga dos químicos na nossa vida. No meu caso, sou hiper sensivel à grande maioria de cosméticos, quer seja shampoo, desodorizante, gel de banho, perfume, ou pasta dentífrica... . A minha reacção alérgica não é visível (cutânea), mas quando o meu corpo rejeita determinados cosméticos, sinto náuseas, vómitos, musculatura hiper-tensa, e por vezes suores. Neste momento, deparo-me com um problema, pois mudaram a fórmula do desodorizante que usava, e nesse momento não consigo encontrar nenhum que não me provoque os sintomas referidos. Vou ter que ir novamente ao dermatologista, para ele receitar um desodorizante compatível comigo - vai ter que ser por tentativas... . Estou desesperado, pois, mesmo alguns desodorizantes de farmácia não funcionam comigo. É DESESPERANTE... . Penso sempre que sou a única pessoa do mundo a sofrer deste mal... .
Por isso, gostaria de perguntar à Srª Drª Sandra Goraieb e aos users deste blog, se existem mais pessoas a apresentar estes sintomas quando usam determinados produtos cosméticos.
E existe algum desodorizante 100% anti-alérgico?


oBS. - sou de Portugal, mas se alguem tiver os mesmos problemas que eu, pode-me adicionar em tiago-311@hotmail.com

Sandra Goraieb disse...

Tiago, infelizmente não existe nenhum cosmético 100% analérgico. O que existe são fórmulas que selecionaram ingredientes para diminuir este risco.
Você já experimentou usar bicarbonato de sódio em pó (como se fosse um talco) na região das axilas? Há quem use somente isto.
Abraços do Brasil!

Ladrao de Jeropiga disse...

Srª Drª Sandra Goraieb

Antes de mais, obrigado pela amabilidade e atenção dispensadas.
Relativamente ao uso do tal bicabornato de sódio, eu já li isso em alguns sites e foruns brasileiros. Devido ao clima de Portugal, não tenho grandes problemas com o cheiro...mas uso todos os dias pela manhã o desodorizante.
As minhas dúvidas são as seguintes em relação ao uso do bicabornato de sódio: é relativamente eficiente? E é fácil encontrá-lo em qualquer drogaria? E não mancha a roupa?
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas.

Abraços de Portugal rs

Sandra Goraieb disse...

Bicarbonato é eficaz e facilmente encontrado no comércio. Abração!

Unknown disse...

Dióxido de Titânio como coloração da cápsula deve fazer mal a saúde?
Em que quantidade?
Dizem que é bioacumulativo, é verdade?

Sandra Goraieb disse...

Motoko, existem diversos tipos de Dióxido de Titanio. Cada molécula possui um diferente grau de segurança e perfil de comportamento, em especial as nanomoléculas. Assim sendo, seria necessário conhecer que tipo de molécula você está endereçando.
Existe um potencial de bioacumulação variando com a espécie animal-vegetal interessada e o meio ambiente onde esta espécie vive (exposição). Recentemente foi publicado um estudo em carpas.

Unknown disse...

Olá!!

Por favor, gostaria que me esclarecesse uma dúvida: tenho usado maquiagem mineral, vsito que pesquisando a respeito fala-se muito sobre seus benefícios em comparação a maquiagem comum. Porém, um dos componentes da maquiagem mineral é o dióxido de titânio!! Dessa forma, gostaria muito de saber se o dióxido de titânio usado na maquiagem mineral é tóxico e/ou cancerígeno.
Desde já agradeço!

Rafaela

Sandra Goraieb disse...

Rafaela, geralmente o Dióxido de Titânio usado em maquiagem não é nanomizado e é seguro.

Daniel disse...

Olá
Parabéns pelo seu blog!!!

Tenho uma duvida, como eu sei se o Dióxido de Titânio que estou comprando não é nanomizado, tenho laudo, mas não sei interpretá lo.

atenciosamente
Daniel

Sandra Goraieb disse...

Daniel, de fato não é fácil descobrí-lo. O ideal seria que este dado fosse fornecido ao comprador no rótulo do produto, mas a ANVISA não o reconhece como obrigatório, logo é na base do achômetro. Você pode desconfiar quando vê nomes como ultrafino, microfino, e mais ainda, quando ao espalhar o produto ele é transparente ao invés de ser esbranquiçado. Veja bem, é um método bem faroeste, mas ainda resolve. Pelo menos enquanto não houverem regras claras de rotulagem. Uma partícula é considerada nano quando é menor que 100 nanômetros. Se a empresa for séria, poderá informar você sobre este detalhe.Dê uma olhadinha no post do dia 27/02/10, acho que você vai gostar. Abraços e seja bem-vindo!

Unknown disse...

Olá, Dra. Sandra.
Há três meses faço uso de três drágeas diárias do suplemento BCAA (aminoácido)da marca BodyAction, do Laboratório Rainha Laboratório Nutracêutico. O corante dióxido de titânio está presente dentre os ingredientes da cápsula. O que me causa temor é que a película externa da cápsula, quando em contato com líquido, se desfaz numa tinta azul intensa. Pode ser tóxica ou cancerígena? Muito obrigado e parabéns pelo site/blog. (marconews@gmail.com)

Sandra Goraieb disse...

Olá, Marco Aurélio! O dióxido de Titânio é um pó branco. A película usa provavelmente um corante do tipo FD&C, talvez o Brilliant Blue ou Blue 1, C.I. 42090. Há relatos na literatura de neurotoxicidade, sensibilização e potencial mutagênico, porém é considerado de baixa toxicidade. Na população em geral, a maior implicação se dá por conta do potencial de sensibilização (alergias).
Abraços!

Carol disse...

Olá Dra. Sandra! Eu uso o anticoncepcional Yaz e observei esses dias que ele tem em sua composição Dióxido de Titânio... Tenho histórico de câncer de mama na família e gostaria de saber se essa substância poderia de algum jeito colaborar com a doença... Fico sempre muito preocupada em relação ao uso de anticoncepcionais, apesar de saber que são necessário! Gostaria da sua opinião de especialista! Obrigada!

Sandra Goraieb disse...

Carol, o Dióxido de Titânio é considerado de baixa toxicidade desde que não seja nanomizado. É muito difícil saber se o que é utilizado pela empresa que fabrica o seu anticoncepcional é a forma convencional ou não. Talvez a única forma de saber é entrando em contato diretamente com o SAC. Boa sorte!

Maurício disse...

Olá Dra. Sandra! Eu estou fazendo uso de quitosana para absorver algumas gorduras dos alimentos enquanto faço minha dieta; porém na composição da capsula de 500 mg diz assim: Quitosana, Gelatina, Agua purificada e Dióxido de Titânio (Corante). Dai fico com receio de utilizar o produto por muito tempo, devido a boatos do dióxido de titânio ser cancerigeno. Muito obrigado pela ajuda!

Sandra Goraieb disse...

Mauricio, o Dióxido de Titânio usado no seu caso pode ser o convencional. É o corante, como você disse. O convencional é realmente de baixa toxicidade. Parabéns pela decisão de controlar a obesidade. Este é um problema que conheço bem e que nos trás um risco muito alto. Sorte e abraços!

Anônimo disse...

Prezado Tiago, imagino o quanto você sofra devido às alergias. Muitos dos produtos fabricados no mundo produzem alergías em milhares de pessoas. Quanto à questão do desodorante, seria interessante você testar o desodorante de uma empresa americana chamada Forever. Procure um representante aí em sua região e por tal produto ser a base de aloevera pode ser que resolva seu problema. O site é foreverliving.com. Estude sobre o magnésio, pois o mesmo é fundamental para um bom funcionamento de todo o corpo. Entre no site www.cloretodemagnesio.com e leia todas as informações contidas lá. Depois procure um bom médico Nutrólogo que ele irá lhe explicar melhor como usar o magnésio dentro das quantidades que seu corpo precisa. Grande abraço e espero ter ajudado.

Fábio Caldas
Homeopata
Brasilia, DF
Brasil