segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Na cabeça!

Quando a gente fala que emagrecer é uma questão de cabeça, é verdade. Foi descoberto no cérebro a chave para perder peso e não voltar a engordar novamente.
Um artigo publicado na Nature, traz o mecanismo relacionado a susceptibilidade genética de um indivíduo tornar-se obeso.
Um grupo de pesquisadores de renomadas instituições como a Columbia University,International Medical Center of Japan, Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development, Harvard Medical School, coordenados pelo Dr. Domenico Accili abre novas perspectivas terapêuticas na abordagem da obesidade através da Carboxipeptidase E (Cpe).
O artigo diz respeito ao gene da susceptibilidade para a obesidade, ou Cpe que se relaciona a sinalização FoxO1 nos neurônios pro-opiomelanocortina hipotalâmicos alterando a regulação da ingestão de alimentos.
A redução na ingestão de alimentos faz com que aconteça uma resposta adaptativa com redução nos gastos energéticos o que é fator determinante nas rescidivas de ganho de peso após dietas hipocalóricas.
A insulina e a leptina inibem a ingesta através de sua ação no SNC, parcialmente mediada pelo fator de transcrição FoxO1. O trabalho dos pesquisadores demonstrou que a ablação do FoxO1 nos neurônios pro-opiomelanocortina (em camundongos) aumentavam a expressão da Carboxipeptidase E (Cpe) resultando em um aumento seletivo de Hormônio estimulante do melanócito (Msh) e da clivagem da carboxi-endorfina, produtos dependentes da Cpe.
Este perfil neuropeptídeo está associado a diminuição de ingestão de alimentos e consumo mantido de enrgia nos camundongos.
Os pesquisadores evidenciaram que a expressão da Cpe é diminuída na obesidade rescidiva pós dieta e que a supressão do FoxO1 compensa a diminuição, protegendo contra o ganho de peso.
Segundo os pesquisadores, estes achados podem fornecer um modelo para uma intervenção terapêutica para a obesidade através da Cpe.

Mais uma esperança para a legião de gordinhos que passaram a vida fazendo dietas e recuperando tudo no efeito estilingue.

Para saber mais:

The obesity susceptibility gene Cpe links FoxO1 signaling in hypothalamic pro-opiomelanocortin neurons with regulation of food intake
Leona Plum, Hua V Lin, Roxanne Dutia, Jun Tanaka, Kumiko S Aizawa1, Michihiro Matsumoto, Andrea J Kim, Niamh X Cawley, Ji-Hye Paik, Y Peng Loh, Ronald A DePinho, Sharon L Wardlaw, Domenico Accili

Nenhum comentário: