quinta-feira, 26 de junho de 2008

A qualidade do semem e ftalatos.

Um estudo* recém publicado da equipe da dra. Julie Wirth do Departamento de Epidemiologia da Universidade Estadual de Michigan nos traz uma análise dos efeitos dos ftalatos sobre a qualidade do semem humano.
O estudo avaliou semem dos parceiros masculinos de casais sub-férteis da região dos Grandes Lagos segundo os protocolos da OMS para motilidade, concentração e morfologia, separando-os em dois grupos: os que estavam acima dos valores padrão e os abaixo. A concentração de ftalatos e metabólitos também foi dividida em acima e abaixo da média.
Os autores encontraram uma associação significativa entre a baixa concentração de esperma e concentrações superiores a média de moetil ftalato (MEP) e alterações morfológicas a mono-3-carboxipropil ftalato. Associações de dietihexil ftalato com baixa concentração e monoetil ftalato com morfologia também foram encontradas.
Pelos resultados, os autores sugerem que o ftalato presente no ambiente pode afetar a qualidade do semem humano.


*Wirth JJ, Rossano MG, Potter R, Puscheck E, Daly DC, Paneth N, Krawetz SA, Protas BM, Diamond MP. A pilot study associating urinary concentrations of phthalate metabolites and semen quality. Syst Biol Reprod Med. 2008 May-Jun;54(3):143-54.

Nenhum comentário: