sexta-feira, 27 de junho de 2008

Água Mineral? Não é tudo igual!

Este post é de dois anos atrás. Recuperei do meu velho blog, anterior a este aqui.
Achei que era pertinente e que não é um tema frequente por aqui.
Na Italia a Hidrologia é uma especilização médica, ou seja, a terapia pela água mineral, com indicação e prescrição com doses e etc...
Reapresento o tema como um carinho à Doutora Arianna Pinazza, minha colega na Universidade de Roma, minha amiga querida. Um beijo!

O que é necessário saber sobre águas minerais?

Basicamente o conteúdo de Sódio (Na), de Cálcio (Ca) e o Resíduo Fixo.

Para gestantes não acometidas por patologias concomitantes recomenda-se beber ao menos 2 litros de água ao dia possivelmente de composição controlada e bacteriologicamente pura, classificada em base ao seu resíduo fixo como ligeiramente mineralizada, oligomineral, ou com resíuo fixo não superior a 200mg/l, com valores baixos de nitratos (abaixo de 10mg/l) alternada com água de média mineralização, resíduo fixo de ao menos 500mg/l, preferindo as difinidas cálcicas (superior a 150mg/l).
É oportuno ainda associar, preferívelmente em ciclos, uma água de média mineralização, ferruginosa (ferro bivalente em quantidade superior a 1mg/l) por conta da aumentada necessidade deste elemento.
No aleitamento, alternar uma água oligomineral com uma de média mineralização, preferivelmente cálcica ou ferruginosa. A quota de nitratos não deve superar os 10mg/l.

Em Pediatria, para a reconstituição de leite em pó, usar água minimamente mineralizada, com resíduo fixo abaixo de 50mg/l, e águas oligominerais (resíduo fixo abaixo de 200mg/l), com pH inferior a 7 (6,5 a 6,8) para conseguir os seguintes objetivos: otimização da secreção gástrica e atingir mais facilmente o pH de 4,7 que é o ponto isoelétrico da caseína (proteína do leite) facilitando sua floculação. Isto fará com que a digestão seja facilitada.

Para diluição de leite de vaca usar água oligomineral ou mediomineral classificadas entre as bicarbonatadas-cálcicas. Não use águas hipotônicas de modo indiscriminado. Eventualmente ofereça águas bicarbonatadas ou cálcicas pois possuem uma ação favorável sobre a digestão do leite.

As exigências de uma criança em pleno desenvolvimento requerem sais minerais porém é importante considerar a sobrecarga sobre os rins. Águas com resíduo fixo a 180º entre 250 e 500mg/l são aconselhadas e a introdução esporádica de águas com resíduos fixos mais elevados com características bicarbonatas e cálcicas, com equilibrada presença de sais, pode ser interessante. Mantenha a preferência por águas com resíduo de sódio abaixo de 10mg/l.

Os anciãos possuem um mecanismo da sede “preguiçoso”. Portanto é fundamental que bebam mesmo quando não sentem sede água mineral natural oligomineral com baixo resíduo fixo (entre 300 e 500 mg/l) pois esta escolha evita uma sobrecarga renal.

Nos hipertensos se sugere uma água ligeiramente mineralizada com baixa concentração de sódio, inferior a 20mg/l.

Como orientar-se para fazer uma boa escolha que possa servir até para as crianças?

- aprenda a ler os rótulos das características das águas. Dê preferência para as oligominerais e meio minerais para toda a família ( com ou sem gás).

-evitar as águas adicionadas de gás carbônico que matam a sede mas aumentam a acidez gástrica.

-leia atentamente os valores de resíduo fixo, nitrato, sódio, flúor e sulfato: quantidades elevadas destes componentes podem ser contraindicadas.

-observar a data de validade, a integridade da embalagem. Águas em embalagens plásticas devem ser consumidas entre 10 e 12 meses do engarrafamento, em embalagens de vidro 12 a 16 meses. As embalagens de vidro preservam melhor as qualidades da água. As garrafas de plástico podem “contaminar” a água com substâncias indesejadas como resíduos plásticos e metais pesados.

-o preço não determina a qualidade de uma água.

-no inverno preferir águas pouco mineralizadas, com pH ligeiramente ácido, pois facilitam a eliminação de toxinas metabólicas devidas à alimentação hiperproteica e hipercalórica.

-no verão, preferir águas mais ricas em sais minerais.

Um comentário:

thais disse...

noooossa! não sabia nada disso.
aqui em casa, como a gente não comprou filtro (ainda... tsc tsc tsc), é só água mineral. mas nunca olhei nada disso. era só "não nestlè, não nestlè". hehehehh

começar a olhar melhor.

beijo