quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

UVB no site do INPE

Quando se fala em radiação solar, raios UV, muitas pessoas ainda acham que isto não tem nada a ver com elas, pois é tão abstrato que se torna difícil traduzir em atitudes concretas. A coisa que todas elas sabem é que o preço do protetor solar é alto e o quanto são incômodas as queimaduras, depois que elas já aconteceram. Algumas já tem o conceito do famigerado câncer de pele, mas como tudo só acontece na casa do vizinho, então a maioria deixa de se proteger adequadamente.
Vou deixar bem claro que quantidades moderadas de sol fazem bem à saúde. São importantes para o humor e para a síntese de vitamina D. Mas fritar ao sol não é uma coisa sábia, nem desejável. Raios UVA te envelhecem (você fica uma UVA PASSA) e raios UVB e UVC te dão câncer.
Importante é saber que bloqueadores solares têm efeitos colaterais, mas que a relação entre o risco e o benefício ainda fala em favor de seu uso, em especial em lugares onde a incidência de radiação ou a exposição individual são altas.
Bem, o que motiva este post é o fato que agora o INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.inpe.br/), disponibilizou para consulta a incidência de Radiação Solar em seu site além de uma tabela indicativa da quantidade de tempo de exposição de acordo com o tipo de pele:

http://www.dge.inpe.br/ozonio/calendaruvb.htm

É utilíssimo. Além disso se você quiser consultar em tempo real a incidência de radiação ou a quantidade de ozônio você pode ir ao seguinte endereço:

http://www.dge.inpe.br/ozonio/index.htm

Lembre-se: crianças menores de 6 meses não devem usar bloqueadores solares! Assim sendo, jamais expor seus filhos ao sol sem proteção adequada ou em horário crítico.
Superfícies como areia e cimento são muito refletoras, não basta só estar na sombra.
Respeite sempre a tabela de exposição.
Boas férias, evitando a radiação direta entre as 10:00 e as 16:00h.

Nenhum comentário: