quinta-feira, 26 de abril de 2007

Smile, even though is breaking

O uso de flúor na água potável das cidades reduziu as cáries dramaticamente. Isso fez com que o tratamento fosse instituído como desejável e passasse a ser relativamente comum, inclusive no Brasil. Mas o que ninguém disse é que o procedimento não é tão sem consequências assim.
Um estudo (Bassin EB, Wypij D, Davis RB, Mittleman MA. Age-specific fluoride exposure in drinking water and osteosarcoma (United States).Cancer Causes Control. 2006 May;17(4):421-8.) publicado em 2006 pela Universidade de Harvard encontrou uma associação entre o uso de água fluoretada na infância e osteosarcoma em meninos. Não é nova a interação entre flúor e osso. Takashi e colaboradores ( J Epidemiol.2001 jul;11(4):170-9) já haviam analisado o tema encontrando corelações positivas entra água flouretada e alguns tipos de cânceres.
A coisa curiosa foi o bafafá que o artigo causou, pois o prof. titular do departamento é consultor da Colgate por mais de 20 anos. Existe no You tube a entrevista que ele concedeu à TV americana tentando abafar os resultados.
Fofoca à parte, sempre é bom evitar dentifrícios fluoretados pelo menos até os 7 anos de idade nas cidades onde a água é tratada com flúor. E mamães, não usem NUNCA dentifrício fluoretado em bebês e crianças que não sejam capazes de cuspir.

5 comentários:

Flá Gontijo disse...

Sandra,

estava revendo seus artigos e li este e acabei pensando em um artigo que li recentemente. Nem vou citar a fonte porque não sei se é digno de atenção.
Mas o a fato é que nesse artigo o autor diz que o próprio ato de bochechar água fluoretada pode causar já uma ingestão considerável, além de tomar banho com água quente.
O que você pensa sobre essa afirmação?

Obrigada

Sandra Goraieb disse...

Fla, o problema do flúor é o excesso dele. Em certas cidades, como onde moro, por exemplo, a água é já naturalmente rica em flúor, então acrescentar flúor na água, fazer flúor no dentista, usar dentifrício fluoretado se torna um risco grande, mas isto não ocorre em todos os lugares.
Tudo na vida precisa de bom senso. Se a pessoa bochecha e não engole, o resíduo de flúor será mínimo. Tomar banho com água quente não é bom porque retira parte da sua defesa natural. O ideal é banho com água morna.
Um abraço!

Rowan disse...

Parabéns! Continuem indicando pasta sem flúor para crianças incapazes de cuspir, pois a quantidade de lesões de cárie estão voltando a aumentar nos consultórios odontológicos, com isso todos (exceto os pais e as crianças) saem ganhando!!! Os produtores das pastas, que vendem um tubinho de pasta a 14 reais e os dentistas, como eu, obviamente.
Pessoal, segundo as melhores evidencias cientificas disponíveis, o importante para equilibrar lesões de cárieXfluorose é a QUANTIDADE de pasta, e não seu uso ou não. Se colocarmos apenas uma "carimbada" de pasta na escova, por mais que o cidadãozinho engula, ele NÃO corre risco de ter um grau de fluorose perceptível aos olhos leigos.
Eu sei que a propaganda das empresas de pastas sem fluor é forte sobre os pediatras e sobre os dentistas "menos avisados", mas reflita: Cárie X Fluorose imperceptivel...o que escolher para o meu filho?! Abçs

Sandra Goraieb disse...

Rowan, suponho você saiba também que uma boa escovação não depende do dentifrício pois é a ação mecânica que remove a placa. Quanto a questão do aumento das cáries, não é certamente pela disponibilidade de dentifrícios sem flúor, uma vez que a absoluta maioria deles o contém abundantemente, mas pela abundância de açúcares na dieta das crianças pequenas e pela escarsa educação e higiene da maioria delas. Quanto a questão dos filhos, cada um pensa aos seus. Minha filha não usou dentifrícios fluoretados até ser competente para cuspir. Para mim foi a melhor escolha e a mais responsável. Na minha família temos vários dentistas, inclusive Mestres. Sinceramente, Rowan, acredito que o equívoco não está na indicação (correta) de dentifrício não fluoretado para esta faixa etária, mas sim na prevenção elementar tão inadequada que se faria facilmente com um pouco mais de boa vontade e educação. Esta sim não tem contraindicação.

Sandra Goraieb disse...

Ah, aproveite para ensinar as mães como escovar os dentes dos bebês, pois muitas delas acham que eles não precisam de higiene oral de nenhum tipo.