quarta-feira, 11 de abril de 2007

Futuro Roubado


Está disponível na Millebolleblu (Rua General Osório, 1989 Cambuí, Campinas) o livro de Theo Colburn "O Futuro Roubado".
O livro é muito interessante e vale a pena de ser lido.
"Estamos apenas começando a compreender as conseqüências da contaminação provocada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e outros agentes. (...) Hoje, relatos nas principais revistas médicas apontam acusadoramente para os efeitos das alterações hormonais provocadas por agentes químicos sobre nossa fertilidade – e sobre os nossos filhos.
Futuro roubado oferece uma descrição realista e fácil de ler sobre a pesquisa científica emergente que investiga de que maneira uma ampla variedade de agentes químicos sintéticos alteram delicados sistemas hormonais. Sistemas estes que têm um papel fundamental, desde o desenvolvimento sexual humano até a formação do comportamento e da inteligência e o funcionamento do sistema imunológico. Estudos com animais e seres humanos relacionam os agentes químicos a inúmeros problemas, como infertilidade e deformações genitais; cânceres desencadeados por hormônios, como o câncer de mama e de próstata; desordens neurológicas em crianças, como hiperatividade e déficit de atenção; e problemas de desenvolvimento e reprodução em animais silvestres.
Futuro roubado é um livro de importância crítica, que nos força a fazer novas perguntas sobre os agentes químicos sintéticos que espalhamos pela Terra. Por nossas filhos e netos, precisamos urgentemente encontrar respostas. Cada um de nós tem o direito de saber e o dever de aprender."
Texto extraído do prefácio à edição americana de Al Gore para Futuro roubado. O prefácio à edição brasileira é do ambientalista José Lutzenberger.

Nenhum comentário: