segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"M'illumino d'immenso"


"Mattina

M'illumino d'immenso

G. Ungaretti, 1917"

Giuseppe Ungaretti (que por sinal foi professor na USP) escreveu o poema "Mattina" em 1917. Era a Primeira Guerra Mundial, a Guerra das trincheiras e um massacre como nunca tinha sido visto antes.
Ele estava lá, e via amanhecer, e em uma só frase resumiu a maravilha de descobrir-se vivo e parte da Natureza que o cercava. A luz e o calor da nova manhã que chegava e prometia um novo dia, uma nova chance. Ao mesmo tempo, a percepção da grandeza do Universo, do ritmo dos planetas e estrelas e a consciência de nossa pequenês e fragilidade diante de algo muito maior que nós mesmos, onde somos nada e ao mesmo tempo parte de tudo.
Trouxe este poema para vocês porque gosto muito dele.
Na sua simplicidade e na enormidade de seu significado.
Para todos vocês, meus amigos, que estiveram presentes aqui, comigo, ao longo deste ano tão difícil, desejo que vocês possam iluminar-se de imenso. Que as suas vidas se encham desta percepção de que somos todos um, fazemos parte deste todo, e que apesar das aparências não estamos sozinhos.
Que vocês festejem a Vida e o seu renascer com as suas famílias e com as pessoas que vocês amam. Que esta fração de imenso que chamamos tempo, possa ser cheia de luz.

Feliz tudo para vocês!

(Foto: Bea, 3 anos, por S. Goraieb, todos os direitos reservados.)

Um comentário:

thais disse...

que linda, essa foto da bea!!! linda!
lembrei na hora da minha afilhada, haha, achei muito parecida.
http://aliciaejoana.blogspot.com/

boas festas para vocês também! que ano que vem seja melhor!