terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quando o excesso dita a regra

O World Cancer Research Fund alerta: comer embutidos demais pode levar a cancer de colon e sugere aos pais que reduzam a frequência em que oferecem aos seus filhos presunto, carnes salgadas, salames, salsichas e etc, substituindo por carne de frango ou peixe, queijo "magro", pasta de grão de bico, ou mesmo carne magra...
O assunto não é novo. Na verdade sabe-se que os conservantes em excesso colocados nestes produtos industrializados podem induzir a neoplasias em adultos. A mesma instituição conduziu no ano passado um amplo estudo sobre este tema, mas agora alerta que é necessário "educar" as crianças para que o risco a longo prazo seja reduzido.
O WCRF desde 1997 recomenda que a dieta equilibrada e rica em frutas e verduras pode ser de grande auxílio na prevenção de vários tipos de cânceres e de outras doenças degenerativas.
O órgão também alerta que deve ser evitado o consumo de peixes e carne cozidos em altas temperaturas, na grelha ou defumados.
É importante manter o peso-forma, fazer atividade física e evitar excessos.
Nada que o bom senso não recomende.

Para saber mais:

http://www.wcrf.org/

Para ler a notícia no site da BBC: http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8202188.stm

2 comentários:

thais disse...

jura jura jura que grelhados fazem mal?
e eu sempre achei que faziam bem.....

Sandra Goraieb disse...

Tha, me parece que o problema está nas partes queimadas e na fumaça. Mas vou falar para você que ante-ontem eu li um artigo sobre o mal da ortorexia, ou seja, a fixação de comer certinho. Para falar a verdade, o problema está sempre no excesso. Lembre-se que o seu corpo possui mecanismos de defesa. O que não pode é esgotar este mecanismo de tanta solicitação. E comer muita fruta e verdura, colorido e rico, hahaha...
O artigo do WCRF fala de excessos, de gente que alimenta os filhos com três refeições à base de presunto, salame e salsicha industrializada. E não pense que gente assim não existe. Eu vi com horror pessoas que ofereciam como primeira proteína ao bebê nada menos que salsicha. Depois não dá para se maravilhar com as alergias alimentares e todos as outras coisas que possam vir desta falta de bom senso. Grelhados, assim como tudo, podem ser usados desde que não sejam torradíssimos (e eu quando criança adorava aquela coisa preta e amarga tipo carvão, imagina só) e eventualmente.
A notícia me pareceu um alerta, mais para despertar a consciência dos pais sobre o que dão para os próprios filhos do que qualquer outra coisa.
Um beijo grande.