segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Notícias da ANVISA

Na tentativa de reduzir a compra por impulso e a automedicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária baixou novas normas para regulamentar os medicamentos OTC, que passarão a ser solicitados ao atendente no balcão (não necessariamente um farmacêutico diplomado). Segundo a agência o consumidor tem o direito a ser orientado em sua compra. Eu particularmente acrescento, desde que por alguém cuja competência em matéria seja superior a sua própria.
Para saber mais sobre este tema: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/210809_1.htm

Foi proibida a propaganda e comercialização do Atroveran Plus, houve divergência entre a formulação do medicamento "composto" e do "plus", contendo o primeiro dipirona e o segundo paracetamol, podendo fazer com que o consumidor leigo entenda que o segundo é "mais forte" do que o primeiro, induzindo ao erro.
Para saber mais: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/190809_2.htm

Uma proposta para regulação da propaganda de alimentos está em andamento. Era hora.
http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/200809_1.htm

A Agência também está tentando reduzir a informalidade nos detergentes e amaciantes, disponibilizando on line a petição para registro. Isto aumenta o controle e a segurança destes produtos e consequentemente a do consumidor final, a do ambiente enfim, é uma coisa positiva. Só cria problema para quem faz o produto, pois deve se enquadrar nas exigências legais, mas vale a pena. Se você conhece quem faz detergentes e amaciantes, estimule o registro do produto. Vai ser bom para todo mundo.
Para saber mais: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/190809_3.htm

Nenhum comentário: