quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

2133 dias!

Ingrid Bettencourt era senadora na Colombia e candidata à presidência quando foi sequestrada em 23 de fevereiro de 2002 pelas FARC. Ainda hoje está em poder de seus sequestradores.
Tudo porque não fazia concessões à corrupção e à delinquência, tudo porque representava uma nova postura cidadã de correção e dignidade.
Estranhamente se fala pouco de Ingrid no Brasil. Apesar da proximidade e de tantos ideais e problemas condivididos. Ela é muito conhecida na Europa, mas aqui, seus vizinhos a esqueceram. Talvez seja comodo fazer de conta que ela e os valores que representa não existam mais. Ficaram na selva, sequestrados.
Hoje se libertam alguns prisioneiros e se festeja a "boa vontade" dos guerrilheiros. Gostaria de ver mais boa vontade, mais sequestrados, todos, de volta a suas casas e famílias, gostaria de ver livre Ingrid Bettencourt. São mais de 3000 pessoas.
Isto porque em um continente tão complexo como a America do Sul, onde povos e histórias ainda se confrontam, seria bom ouvir que valores verdadeiros como cidadania, liberdade e direitos, valem mais do que droga, tráfico, corrupção e interesses escusos. E que a voz de uma mulher justa, calada na selva colombiana, ainda ecoa, mesmo amordaçada.

( PS: para quem se interessar: "Coração Enfurecido" é o título do livro escrito por ela, publicado em 2001)

Nenhum comentário: