segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia sem Tabaco

deveria ser todos os dias...

Uma em cada dez pessoas morrem por causa direta do fumo, sendo a segunda causa mortis mais frequente depois das doenças cardio-vasculares(que, de certa forma, também podem estar relacionadas a este hábito).
Não atinge só quem fuma, mas quem se encontra próximo ao fumante e também quem permanecer no ambiente por pelo menos 48 horas após.
Hoje é o dia mundial sem o tabaco. Um dia que poderia se tornar todos os dias.
Se você fuma e quer parar, procure ajuda de um médico. Ele ajudá-lo a superar este hábito.

BRITISH COUNCIL ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA GLOBAL CHANGEMAKERS 2010

Recebi este release e achei que poderia ser interessante para vocês leitores. Então segue abaixo o release:


60 jovens ativistas de várias áreas terão a oportunidade de participar de um evento internacional no Rio em 2010
Maio 2010 – O British Council – órgão internacional do Reino Unido para assuntos educacionais e culturais – abre inscrições até dia 04 de junho para o programa Global Changemakers. Os vencedores, jovens ativistas entre 18 e 24 anos, representarão diversos países no primeiro Latin America Youth Summit. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, aprimorar seus conhecimentos sobre questões globais e regionais e aprender técnicas de gerenciamento de projetos para desenvolverem ações sociais em suas comunidades. O evento acontecerá na primeira semana de agosto no Rio de Janeiro e todas as despesas de passagem e estadia serão pagas pelo programa.
SELEÇÃO
Para participar, o primeiro passo é se cadastrar no website http://www.global-changemakers.net/register. Após receber a confirmação por e-mail com o código para ativar sua conta, clicar no banner “sign in” no topo do site, à direita. Ao acessar o site, preencher o formulário de inscrição no link http://www.global-changemakers.net/events/upcoming/latin-america-youth-summit-2010/call-for-applications e postar um vídeo no youtube. Através do vídeo o candidato deverá se apresentar, explicar seu projeto social ou voluntariado e expor seu interesse no programa.
PRÉ-REQUISITOS
- Ser um ativista, voluntário ou empreendedor social entre 18 e 24 anos;
- Gostar de trabalhar em grupo e ter boa capacidade de comunicação;
- Ser capaz de fazer apresentações e expressar-se bem em inglês.
O PROGRAMA
O Programa Global Changemakers funciona como uma rede global que reúne jovens ativistas para trocar idéias e trabalhar em projetos que impactam a vida dos moradores de suas comunidades.
Alguns Global Changemakers são selecionados para participar de outros grandes encontros como o Fórum Econômico Mundial e eventos da ONU, e ainda recebem auxílio financeiro do British Council para desenvolver Projetos de Ação Comunitária nas mais diversas áreas, como direitos humanos, alterações climáticas, paz, alívio da pobreza, do trabalho juvenil, direitos das mulheres, entre outros.
“Após o Global Youth Summit eu me tornei um empreendedor social liderando projetos nacionais e internacionais. Sua visão se torna mais ampla quando você passa a ser um Global Changemaker, pois você ganha ferramentas para progredir em suas iniciativas de ativismo social e, conseqüentemente, implementar mudanças" – conta o jovem Ítalo Ribeiro, Global Changemaker em 2009, que participou do Youth Summit 2009 em Londres e foi convidado pelo British Council a reportar os resultados na residência do então primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown.
Para mais informações, por favor, entrar em contato com Roberta Guimarães, Gerente de Projetos.
e-mail: roberta.guimaraes@britishcouncil.org.br
Site Oficial: http://www.britishcouncil.org
Apoio: Planeta Voluntários
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para Educação e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resulte em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente atuando em: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Arte, Governança e Direitos Humanos. O British Council está presente em 223 cidades e 109 países. Seus principais parceiros incluem governos, organizações não-governamentais e instituições privadas.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Infecção Hospitalar

Simpósio “CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR”
Data: 09 de junho de 2010 (quarta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Local: Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional “Júlio Fabbrini
Mirabete”
Rua Treze de Maio, 1.259, térreo – Bela Vista
São Paulo/SP

19h/19h30
Welcome Coffee e lançamento do livro “CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR NO ESTADO DE SÃO PAULO”, editado pelo CREMESP em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

19h30/ 19h40 - ABERTURA:
ELOISA DE SOUSA ARRUDA
Procuradora de Justiça
Diretora do CEAF-ESMP
JORGE LUIZ USSIER
Procurador de Justiça
Coordenador Geral do CAO Cível e de Tutela Coletiva
LUIZ ALBERTO BACHESCHI
Presidente do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo)

19h40/20h30 - O CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR NO ESTADO DE SÃO PAULO
Expositores:
FERNANDO AURÉLIO CALLIGARIS GALVANESE
Médico Infectologista
REYNALDO MAPELLI JÚNIOR
Promotor de Justiça
Coordenador da Área de Saúde Pública do CAO Cível e de Tutela Coletiva.
Membro da COPEDS (Comissão Permanente de Defesa da Saúde), órgão de assessoria do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União).
ÍCARO BOSZCZOWSKI
Médico Infectologista
Primeiro Secretário da APECIH (Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde)
Debatedores:
JOÃO MÁRCIO GARCIA
Conselheiro e Diretor de Fiscalização do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo)
RENATO SATOVSCHI GRINBAUM
Delegado do CREMESP e Responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Beneficência Portuguesa
EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO DE MEDEIROS
Chefe da Disciplina de Infectologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)
20h30/21h10: O INQUÉRITO CIVIL E A AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR
Expositores:
REYNALDO MAPELLI JÚNIOR
Promotor de Justiça
Coordenador da Área de Saúde Pública do CAO Cível e de Tutela Coletiva.
Membro da COPEDS (Comissão Permanente de Defesa da Saúde), órgão de assessoria do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União).
FERNANDO HENRIQUE MORAES DE ARAÚJO
5º Promotor de Justiça de Mogi das Cruzes
ALEXANDRE MAURO ALVES COELHO
1º Promotor de Justiça de Mogi das Cruzes
21h10/21h30 – DEBATE PÚBLICO
PÚBLICO
Membros, Estagiários e Servidores do Ministério Público de São Paulo, Magistrados, Advogados e demais operadores do Direito, Médicos, Enfermeiros e público em geral.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Inscrições gratuitas: até às 17h do dia 07 de junho, pelo preenchimento de formulário on-line, disponível no sítio da ESMP, www.esmp.sp.gov.br, link eventos, somente para opção presencial.
Publicação da lista de inscritos: a partir das 15 horas do dia 08 de junho de 2010, no site da ESMP, www.esmp.sp.gov.br.
Vagas limitadas.
Será conferido certificado aos que assinarem a lista de presença.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Walmart, péssimo serviço!

Comprei um produto na loja on line do Walmart.
A compra atrasou na entrega e comecei a reclamar. Quando cansei, após vários contatos, pedi o cancelamento da mesma, mas continuava a receber e-mails de desculpas dizendo que eles estavam providenciando a entrega (apesar do cancelamento). Neste interim, comprei o produto em outro fornecedor, e apesar da confirmação do cancelamento da compra, eis que hoje chega o produto. Sem nenhuma identificação externa para que pudesse ser reconhecido e imediatamente devolvido.
A experiência com esta compra foi péssima. Você como consumidor, não existe para a empresa, basta que ela receba o pagamento.
Com o Walmart on line, nunca mais. Perderam o cliente e a minha confiança.
E deixo aqui em português claro, para que sirva de alerta para quem me segue neste blog o meu descontentamento.

O que há na cor azul



Na Environmental Health Perspectives, um artigo de David Holzman* nos traz interessantes efeitos da luz azul sobre o ritmo circadiano em humanos.
O texto pode ser particularmente interessante para aqueles indivíduos sujeitos a turnos de trabalho noturnos em ambientes onde a percepção do exterior possa ser de certa forma bloqueada, assim como acontece por exemplo nas UTIs, nas Salas operatórias e em ambientes similares.
A luz influencia a secreção hormonal, a frequência cardíaca, a capacidade de estar alerta, a propensão ao sono, a temperatura corporal e a expressão genética.
Talvez possa ser uma resposta aos quadros de disturbios do humor sazonais, tais como a depressão, onde a atividade serotoninérgica vem contraposta por um aumento do estímulo melatoninérgico decorrente da redução da exposição à luz. Alguns pesquisadores já utilizam a luz azul para tratamento de bulimia e depressão relacionada ao período pré-menstrual e crêem em uma possibilidade de seu uso para a ansiedade. Outros vêm experimentando a luz azul para o tratamento de demência com alguns resultados.
O texto em inglês é gratuito e está disponível no endereço: http://ehp03.niehs.nih.gov/article/fetchArticle.action?articleURI=info%3Adoi%2F10.1289%2Fehp.118-a22

(*Holzman DC What's in a Color? The Unique Human Health Effects of Blue Light. Environ Health Perspect 118:A22-A27. doi:10.1289/ehp.118-a22)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cursos (divulgação, ag Fapesp)

Cursos a distância em francês
20/5/2010
Agência FAPESP – A Agência Universitária Francofônica (AUF), do Canadá, lançou pelo sétimo ano consecutivo um programa de cursos a distância, com possibilidade de bolsas de estudos para candidatos selecionados por suas universidades.

O envio de candidaturas poderá ser feito até 10 de junho para os cursos que se iniciam em outubro de 2010 e até 10 de setembro para os que têm início em janeiro de 2011.

Para a chamada 2010-2011 são oferecidas 680 bolsas referentes a 75 programas de diplomas (licenciatura e master), 42 em universidades europeias e 33 em universidades de países em desenvolvimento.

As bolsas cobrirão parte considerável das taxas universitárias. Terão prioridade as candidaturas femininas e os candidatos aos cursos relacionados a meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ensino (pedagogia, ou uso de tecnologias). Nessa chamada, a AUF também priorizará candidaturas oriundas do Haiti, visando a contribuir com a reconstrução do país caribenho.

Os cursos são realizados inteiramente a distância, por meio de tecnologias digitais. As provas são aplicadas do modo clássico, em sala com inspetor.

A AUF coloca à disposição dos candidatos selecionados seus campi digitais francófonos. Os estudantes poderão encontrar ali infraestrutras técnicas e de rede que permitem seguir os cursos, receber auxílios e orientação.

Mais informações: http://foad.refer.org

---------
Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12211/cursos-a-distancia-em-frances.htm

O Instituto de Saúde (IS), ligado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, abriu inscrições para a edição de 2010 dos Cursos de Aperfeiçoamento e Atualização para os Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (CurSUS).

Promovidos pelo Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do IS, os cursos são gratuitos e direcionados a médicos, gestores de nível municipal e estadual, articuladores da atenção básica, interlocutores da saúde da mulher, da população negra e idosa, enfermeiros e nutricionistas, entre outros.

Serão oferecidos oito cursos: “Atualização em dermatoses para o Sistema Único de Saúde (SUS)”; “Avaliação das práticas de alimentação infantil em campanhas de vacinação”; “Iniquidades em saúde”; “Fortalecendo e sustentando a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”; “Direito, Saúde e Sociedade”; “Práticas integrativas e complementares em saúde, medicina tradicional e medicina tradicional chinesa”; “Promovendo e incentivando a amamentação em um Hospital Amigo da Criança” e “Aconselhamento em alimentação de lactentes e crianças de primeira infância”.

As aulas irão até novembro e serão ministradas no auditório Walter Leser do Instituto de Saúde, na R. Santo Antonio, 590, Bela Vista, São Paulo.

As inscrições devem ser feitas na página do instituto: www.isaude.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas no mesmo site, através do e-mail cursos@isaude.sp.gov.br.

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12225/cursos-para-profissionais-de-saude.htm

Estranhos seres de um mundo estranho

Saiu o resultado das espécies novas mais estranhas do mundo pelo International Institute for Species Exploration.
Quem for curioso e quiser dar uma olhadinha o link é o que se segue:

http://www.species.asu.edu/Top10

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Puzzle


Foi criada a primeira bactéria artificial. O instituto Craig Venter criou uma célula artificial, com um DNA sintético, capaz de dividir-se e multiplicar-se.
Não, não é primeiro de abril. A notícia saiu na Science.
Foi uma espécie de colagem de pedaços de DNA, um quebra cabeças de 10 mil fragmentos.
Quem quiser ler mais e saber mais:

http://www.sciencemag.org/cgi/content/full/328/5981/958

http://www.jcvi.org/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Botox e Henna

Clamoroso acontecimento na semana passada nos EUA foi a condenação do laboratório fabricante do Botox a pagar uma indenização milionária (15 milhões de dólares) a uma médica ginecologista submetida a tratamento com a toxina.
A médica, diretora clínica de um hospital de Oklahoma, o Lakeside Women's Hospital, tinha as famosas ruguinhas e pés de galinha e decidiu submeter-se ao tratamento. A médica, em seguida, passou a ter enfraquecimento da musculatura esquelética, desenvolvendo quadro clínico compatível com botulismo, o que a impediu de exercitar sua profissão. Embora o parecer do tribunal fosse favorável ao laboratório, a condenação se deu por negligência e indicação "off label" do medicamento como se o mesmo fosse inóquo.
Para alguns, a sentença foi uma questão administrativa e não clínica. Porém quando alguns indicam Botox para depressão, me faz pensar duas vezes.

E nos Emirados Árabes um estudo epidemiológico sugeriu que a elevada incidência de leucemia (LMA e LA) em mulheres naquele país, possa ser devida ao uso frequente de henna (e outros corantes sintéticos) e a reduzida exposição ao sol com deficiência de vitamina D. Os autores sugerem mais estudos neste sentido. Para quem quiser ler mais:

Hassan IB, Islam SI, Alizadeh H, Kristensen J, Kambal A, Sonday S, Bernseen RM.
Acute leukemia among the adult population of United Arab Emirates: an epidemiological study.
Leuk Lymphoma. 2009 Jul;50(7):1138-47.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Parabéns, Enfermeiros!

Hoje é o dia do enfermeiro.
E nem sempre podemos ou nos lembramos de agradecer a eles pelo seu trabalho.
Tive a oportunidade de trabalhar com excelentes profissionais, gente que punha a alma no que fazia. E para cada um deles eu deixo aqui o meu reconhecimento e o meu muito obrigada.