domingo, 29 de abril de 2007

a semana passada...

...foi uma semana dedicada a várias coisas importantes: semana internacional da prevenção dos acidentes de trânsito, dia da educação,...
Assuntos de grande relevância para os jovens, principalmente porque são as causas de maior mortalidade na idade juvenil em todo o mundo. Falta de prevenção, abuso, alcoolismo e drogas, matam no trânsito tanto quanto a falta de educação mata na perspectiva de trabalho, de renda e cidadania.
Pena que pouca gente se deu conta...

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Harvard Professor: Hiding a Link to cancer from fluoride?

Dr Douglass e a notícia abaixo...

Smile, even though is breaking

O uso de flúor na água potável das cidades reduziu as cáries dramaticamente. Isso fez com que o tratamento fosse instituído como desejável e passasse a ser relativamente comum, inclusive no Brasil. Mas o que ninguém disse é que o procedimento não é tão sem consequências assim.
Um estudo (Bassin EB, Wypij D, Davis RB, Mittleman MA. Age-specific fluoride exposure in drinking water and osteosarcoma (United States).Cancer Causes Control. 2006 May;17(4):421-8.) publicado em 2006 pela Universidade de Harvard encontrou uma associação entre o uso de água fluoretada na infância e osteosarcoma em meninos. Não é nova a interação entre flúor e osso. Takashi e colaboradores ( J Epidemiol.2001 jul;11(4):170-9) já haviam analisado o tema encontrando corelações positivas entra água flouretada e alguns tipos de cânceres.
A coisa curiosa foi o bafafá que o artigo causou, pois o prof. titular do departamento é consultor da Colgate por mais de 20 anos. Existe no You tube a entrevista que ele concedeu à TV americana tentando abafar os resultados.
Fofoca à parte, sempre é bom evitar dentifrícios fluoretados pelo menos até os 7 anos de idade nas cidades onde a água é tratada com flúor. E mamães, não usem NUNCA dentifrício fluoretado em bebês e crianças que não sejam capazes de cuspir.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Nada de novo no front

Ontem saiu um artigo que relaciona a terapia de reposição hormonal com um potencial aumento da incidência de tumores de mama. O estudo é epidemiológico, portanto não dá condições de afirmar com segurança a relação, só a tendência.
É em contraste aparente com estudos que evidenciavam o papel protetor da genisteína (isoflavona da soja), por exemplo. O mais interessante é que a relação entre tumores de mama e estrogênios não é novidade. Já foi enormemente documentada em estudos controlados. Não precisaria ser muito brilhante para imaginar que algo que aumenta a biodisponibilidade de estrógenos aumenta o risco potencial de desenvolvimento tumoral hormônio sensível. Não vou me alongar aqui nos receptores e suas atividades e na modulação sobre cada um deles.
Em um recente encontro sobre cosmética, houve um palestrista que falou sobre os benefícios das isoflavonas da soja sugerindo que tais substâncias poderiam ser largamente utilizadas em produtos OTC, mesmo destinados a populações na faixa dos 30 anos . A genisteína, princípio ativo presente na soja, é um potente disruptor hormonal por sua alta afinidade com o receptor estrogênico (principalmente o alternativo GPR30). Talvez valesse maior cuidado nestas afirmações, principalmente em mulheres em idade fértil, talvez grávidas de fetos do sexo masculino. Valeria uma reflexão mais profunda,...

Obrigada

Agradeço aqui a alguém que anteontem fez por mim um imenso favor.
As pessoas (Rô e Ibra) em questão vão saber que esta mensagem é só e especialmente para elas.
Grazie, thanks, tack so mycket, merci, danke, chucran, obrigada...
Mesmo que eu repetisse infinitas vezes vocês não teriam idéia do que fizeram por mim.

mortes acima e abaixo do equador...

Tem-se falado muito do episódio desastroso em um Campus Universitário na Virgínia. O maluco que entra num lugar público, cheio de inocentes e sai disparando a "destra e a manca".
Mas será que se esquece que no mesmo dia muitas outras pessoas estiveram na linha de tiro por estes lados do equador?
Fica só no blá-blá-blá e na dor de quem perdeu alguém querido. Já nem se fala mais no pequeno João, arrastado por bandidos, ou nas balas voadoras no Rio e em todo o Brasil.
Tivemos uma ótima chance de melhorar este quadro proibindo as armas e não quisemos ouvir a voz da razão. Nos deixamos levar por lobistas de oratória fluida e eficaz. Vi muita gente ser convencida, inclusive gente de boa capacidade intelectual.
Lamento por todos nós, por nossos filhos, por nós mesmos

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Desabafo...

Sempre ouvi dizer que idéias pioneiras são premiadas pelo mercado. Não é verdade. Você pode estar coberto de boas razões para fazer algo, mas o que conta, amigos é o $$. Sem capital para realizá-la a idéia é nada. Fica só na sua cabeça. Financiamento é coisa para peixes grandes, para tubarões. Quem é mesmo você?
Tem horas que eu me sinto nadando contra a corrente e tendo a percepção de que vou morrer na praia. Tudo emperra, tudo é difícil.
Desculpem-me, mas hoje acordei mais triste que o habitual. Só acontece com quem faz, dizia meu instrutor de vôo quando alguém quebrava o braço ou a perna. Ter voado valeu a fratura de úmero. Espero poder um dia pensar neste momento e poder dizer o mesmo.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Notícias sobre o Aspartame

Sabe-se que o aspartame é excitante do SNC e que pode desencadear atividade convulsiva.

O Istituto Ramazzini de Bolonha, Itália, INDEPENDENTE e especializado em pesquisa sobre o câncer, demonstrou em laboratório a atividade NEOPLÁSICA do aspartame em ratos. Segundo a pesquisa o consumo de apenas o dobro da dose recomendada leva a vários tipos de tumores em ratos, em especial LEUCEMIA.
A resposta da indústria foi que aspartame não causa câncer. Precisaria ser demonstrado por outro instituto independente.
Este tipo de problemática se repete em relação a vários agentes. Estudos independentes encontram sempre mais problemas que os patrocinados. Por que será?

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Futuro Roubado


Está disponível na Millebolleblu (Rua General Osório, 1989 Cambuí, Campinas) o livro de Theo Colburn "O Futuro Roubado".
O livro é muito interessante e vale a pena de ser lido.
"Estamos apenas começando a compreender as conseqüências da contaminação provocada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e outros agentes. (...) Hoje, relatos nas principais revistas médicas apontam acusadoramente para os efeitos das alterações hormonais provocadas por agentes químicos sobre nossa fertilidade – e sobre os nossos filhos.
Futuro roubado oferece uma descrição realista e fácil de ler sobre a pesquisa científica emergente que investiga de que maneira uma ampla variedade de agentes químicos sintéticos alteram delicados sistemas hormonais. Sistemas estes que têm um papel fundamental, desde o desenvolvimento sexual humano até a formação do comportamento e da inteligência e o funcionamento do sistema imunológico. Estudos com animais e seres humanos relacionam os agentes químicos a inúmeros problemas, como infertilidade e deformações genitais; cânceres desencadeados por hormônios, como o câncer de mama e de próstata; desordens neurológicas em crianças, como hiperatividade e déficit de atenção; e problemas de desenvolvimento e reprodução em animais silvestres.
Futuro roubado é um livro de importância crítica, que nos força a fazer novas perguntas sobre os agentes químicos sintéticos que espalhamos pela Terra. Por nossas filhos e netos, precisamos urgentemente encontrar respostas. Cada um de nós tem o direito de saber e o dever de aprender."
Texto extraído do prefácio à edição americana de Al Gore para Futuro roubado. O prefácio à edição brasileira é do ambientalista José Lutzenberger.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Feliz Páscoa!


Que a Páscoa seja um tempo de renascimento,
de renovação, de reflexão. Independente de religião.

Para alargar horizontes...

Decidi republicar meu blog (http://leiaorotulo.zip.net) neste endereço. Tomei esta decisão para poder disponibilizar os dados em mais um provedor. Achei que seria válido.
Este é um blog sobre "body burden", ou seja, contaminação química por agentes ambientais com especial foco na toxicidade de cosméticos, mas não exclusivamente sobre isto. Se discutirá também temas da atualidade, reflexões do ponto de vista da autora, assuntos de interesse geral, enfim não será restrito.
E para quem tiver a curiosidade ou o interesse em ler estes posts deixo aqui meu abraço.